mundo em evolução

Açores - Colonização e autonomia: Há notícias de terem sido descobertas entre 1340 e 1427 pelo Fr. Gonçalo Velho, da Ordem de Cristo. O infante D. Henrique em 1439, sob ordens de D.Pedro, quando regente, fez o povoamento das suas 7 ilhas com algarvios, alentejanos, nortenhos, flamengos e escravos mouros e negros. Em 1474 Rui Gonçalves de Câmara, filho de Gonçalves Zarco comprou a capitania da Ilha de S. Miguel e ali levou povodores madeirenses, alemães, italianos, franceses, castelhanos e normandos. Nos séculos XVI e XVII foram judeus e cristãos-novos. O Rei designava o donatario pela carta de doação com respectivos direitos, exceptuando os direitos  de declarar a guerra, fazer a paz e de cunhar a moeda.  

Em 1580, após a morte de D. Sebastião, quando a Espanha invadiu e apoderou-se de Portugal, a resistência de D. António, prior do Crato, pretendente da Coroa Portuguesa, continuou no mar dos Açores, sem sucesso. A Ilha de Faial, a partir de 1589 sofre ataques e pilhagens dos barcos ingleses. A soberania portuguesa  é restabelecida em 1641, e, em 1832 D. Pedro IV  ali formou governo presidido pelo Marquês de Palmela, com Mousinho de Silveira e Almeida Garrett e  preparou a expedição liberal contra D. Miguel no continente.

Em 1892 Aristides Moreira de Mota criou o movimento autonomista. Em 1976, após a Revolução de 25 de Abril de 1974, foi criada a Região Autónoma dos Açores.  

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.